top of page

A HISTÓRIA DO TAEKWONDO

Muitas artes marciais orientais foram originadas a partir do Vajramushti, arte marcial indiana, distante da península coreana. Todavia, as diversas evoluções ao longo dos séculos tornaram cada sistema com suas distintas peculiaridades, de acordo com a cultura e estilo de vida de cada povo. Diversas artes marciais contribuíram, mas o Taekwondo é uma arte marcial moderna, de origem coreana, estabelecida na 2.ª metade do Séc. XX. Contudo, as artes que viriam a dar origem ao Taekwondo remontam há cerca de 2000 anos atrás.

Os registos mais antigos da prática de artes marciais na Coreia remontam a aproximadamente 50 a.c. Essas formas iniciais de artes marciais coreanas eram conhecidas por Taekkyon. Foram encontradas evidências de prática dessas artes marciais nessa época em pinturas nas paredes de Muyong-Chong, uma tumba real que remonta à época da Dinastia Koguryo, que nos permitem evidenciar a prática de Taekkyon num período anterior ao ano de 50 a.c. As pinturas não deixam dúvidas sobre se realmente representam uma manifestação da antiga arte do Taekkyon: mostram homens desarmados, praticando um combate e utilizando técnicas bastante características da arte, como a “faca da mão”, o punho cerrado e a posição de luta clássica.

Numa retrospectiva histórica, a Península da Coreia estava dividida em três reinos no Século VII a.c.:

  • Koguryo (37 a.c. - 668 d.c.)

  • Paekje (18 a.c. - 600 d.c.)

  • Silla (57 a.c. - 935 d.c.)

Nessa época, destes três reinos que viviam em constantes conflitos, Silla estava sempre sendo invadida por outros, bem como por piratas japoneses, que se aproveitavam da sua fraqueza e incompetência militar para invadi-los e saqueá-los. Ignorando as suas diferenças com seu vizinho mais próximo, e preocupado com a segurança de seu próprio reino, o rei de Koguryo amedronta-se frente aos ataques dos piratas japoneses e resolve enviar forças militares para treinar alguns guerreiros da nobreza de Silla e ajudá-los a combaterem e livrarem-se, e à própria península, dos ataques inimigos. Esta foi a primeira vez que o Taekwondo (naquela época conhecido como Taekkyon) foi introduzido no reino de Silla. Contando com o apoio militar de Koguryo, o rei de Silla convocou a nobreza do reino para que formassem um grupo de elite, composto por jovens nobres, devotos da cultura da mente e do corpo e que serviam o reino de Silla, responsabilizando-se pela defesa e proteção da nação. Esses nobres criaram um grupo que ficou conhecido como os Hwarang. Os Hwarang foram então treinados em diversas modalidades: arco e flecha, marcha, espada, bastão, lança, tácticas militares e várias formas de artes marciais, incluindo Taekkyon e Soo Bakh, e tornaram-se conhecidos em todo o reino.

O seu rei, porém, acreditava que ainda lhes faltava uma ideologia, pois caso contrário, seriam nada mais do que um grupo de assassinos bem treinados. Estudaram, então, história, filosofia, ética e moral budista. No entanto, devido às suas origens militares, possuíam um antigo código de honra, fortemente influenciado pelo Budismo, que consistia nos seguintes princípios:

  • Serve o teu senhor com lealdade.

  • Sê leal aos teus amigos.

  • Respeita os teus pais.

  • Nunca recues perante o inimigo.

  • Mata apenas quando não houver alternativa.

Este antigo código de honra dos guerreiros Hwarang constitui a base filosófica do Taekwondo moderno, e é hoje utilizado como um guia para o desenvolvimento moral dos alunos e da arte. Com a formulação deste código de honra, o movimento passou a denominar-se Hwarang-Do (“Do” significa “o caminho” em todas as artes marciais orientais).

A partir da formação do grupo dos Hwarang, Silla tornou-se tão poderosa frente aos seus inimigos vizinhos que, no ano de 668 d.c., consegue unificar os três reinos da península sobre a sua bandeira, após vencer a guerra contra Paekje em 600 d.c. e Koguryo em 668 d.c. É por isso que algumas fontes de pesquisa indicam este ano como o ano de surgimento oficial do Taekwondo, na cidade de Surabul da Silla. Mas na verdade, a prática desta arte é bem anterior a este período, como nos provam as pinturas encontradas na tumba Muyong-chong, e que remontam ao século I a.c.

Seguiu-se um período de paz e os Hwarang, de organização militar passaram a um grupo especializado em poesia e música. Em 936 d.c., Wang Kon fundou a Dinastia Koryo, cujo nome é uma abreviatura de Koguryo. O nome Korea (Coreia) deriva de Koryo. Durante a Dinastia Koryo, o desporto Soo Bakh, que era até aí usado como um método de treino militar, tornou-se popular.

Durante a Dinastia Joseon (também conhecida como Dinastia Yi - 1392 d.c. a 1910 d.c.), o foco no treino militar desapareceu. O Rei Taejo, fundador da Dinastia Joseon, substituiu o Budismo pelo Confucionismo como a religião do estado. Segundo o Confucionismo, as classes superiores deviam estudar os poetas, ler poemas e tocar música. As artes marciais eram para os homens comuns e inferiores.

Seguiu-se a ocupação da Coreia pelo Japão entre 1910 e o final da 2.ª Guerra Mundial. Durante a 2.ª Guerra Mundial, muitos soldados coreanos foram treinados no Japão, e os japoneses tentaram apagar todos os vestígios da cultura coreana, incluindo as artes marciais. A influência que o Japão deu ao Taekwondo foram os movimentos rápidos e lineares que caracterizam os vários sistemas japoneses. O Taekwondo da era moderna foi influenciado por muitas outras artes marciais, sendo que a mais importante foi o Karaté japonês durante este período.

Quando a ocupação japonesa terminou, em 1945, e a Coreia se tornou independente, as escolas de artes marciais coreanas (denominadas KWANS) começaram a abrir na Coreia. Existem diferentes opiniões sobre as origens das artes marciais ensinadas nessas escolas. Alguns acreditam que a base dessas artes marciais eram as artes tradicionais Taekkyon e Soo Bakh. Outros acreditam que estas escolas eram quase inteiramente baseadas no Karaté japonês. Inicialmente eram 5 KWANS:

  • Chung Do Kwan – fundada em 1944 por Won Kyuk Lee. Estudou Taekkyon em Seoul, Karaté em Okinawa, Kung Fu em Henan e Shangai, entre outros. Após a libertação da Coreia, esta escola viria a tornar-se a segunda maior organização de Taekwondo na Coreia.

  • Song Moo Kwan – fundada a 11 de Março de 1944 por Byung Jick Ro, que estudou Karaté Shotokan (Song Do Kwan) com Won Kyuk Lee, fundador da Chung Do Kwan, sob orientação de Gichin Funakoshi no Japão. Nos anos 60, o filho de Ro e eventual sucessor, Ro Hee Sang começou a estudar Hapkido em 1963 e Kung Fu Shaolin em 1967. Posteriormente, veio a tornar-se instrutor das Forças Armadas Coreanas e um dos campeões de Taekwondo na Coreia.

  • Moo Do Kwan – fundada em 1946 por Hwang Kee. Estudou Taekkyon, Taichi e vários estilos de Kung Fu com Yang Kuk Jin na China. As duas primeiras tentativas de abrir uma escola de Hwa Soo Do não tiveram sucesso. Então, treinou com Won Kyuk Lee na Chung Do Kwan, obtendo o equivalente ao cinturão verde. Em 1957, Kee descobriu o Soo Bakh, uma antiga arte marcial coreana, desenvolveu-a, ensinou-a na Moo Duk Kwan e deu-lhe o nome de Soo Bakh Do. Em 1960, a Korean Soo Bakh Do Association foi incorporada e oficialmente registada pelo governo coreano como a arte marcial coreana tradicional. No ano seguinte, o estilo Moo Duk Kwan foi reconhecido a nível internacional, pela primeira vez. Até 1960, a Moo Duk Kwan veio a tornar-se a maior organização Moo Do na Coreia, com cerca de 75% de todos os artistas marciais na Coreia a praticar Tang Soo Do na Moo Duk Kwan.

  • Yun Moo Kwan / Jidokwan – fundada a 3 de Março de 1946 por Sang Sup Chun, que estudou Karaté Shotocan com Gichin Funakoshi no Japão, e designou a sua arte de Kong Soo Do. Teve uma ligação muito próxima com Byung-In Yoon, fundador do Kwon Bop Bu. Chun e Yoon viriam a viajar para treinar com outros artistas marciais, por vezes na Manchúria. O nome completo desta escola era "Chosun Yun Moo Kwan Kong Soo Do Bu" (a Chosun Yun Moo Kwan tinha sido a escola original japonesa de Judo na Coreia, por mais de 30 anos). Chun desapareceu durante a Guerra da Coreia. Subsequentemente, a escola alterou o nome para Jidokwan e os alunos originais de Chun elegeram o Mestre Yon como 1° presidente.

  • Chang Moo Kwan – fundada em 1946 por Byung-In Yoon, que estudou Kung Fu Chinês sob a orientação de um instrutor mongol na Manchúria. Mais tarde, Yoon treinou Karaté com Kanken Toyama no Japão.  Durante este período, os alunos japoneses de Karaté perseguiram-no e tentaram bater-lhe. Yoon Byung-In utilizou técnicas do Kung Fu, defendeu os socos e pontapés dos japoneses e afugentou-os, desistindo. Correram a contar ao seu professor Kanken Toyama o que tinha acontecido, e este convidou-o a mostrar-lhe as técnicas que usou contra os seus alunos. Decidiram partilhar conhecimentos. Yoon Byung-In ensinaria a Toyama o Kung Fu e Toyama Kanken ensinaria a Yoon Byung-In o Karaté Shudo-Ryu. Yoon viria a criar, mais tarde, a sua arte e chamou-lhe Kwon Bop Kong Soo Do. Ao contrário de outras escolas de Taekwondo, inicialmente a Chang Moo Kwan era maioritariamente baseada no Kung Fu Chinês. Yoon viria a desaparecer na Guerra da Coreia. Os seus ensinamentos foram continuados pelo seu aluno Lee Nam Suk, que alterou o nome da escola para Chang Moo Kwan. O Grão-Mestre 10° DAN Soon Bae Kim é actualmente o presidente da Song Moo Kwan.

Decorreu, então, a Guerra da Coreia. Em 1952, no auge da Guerra da Coreia, existia uma demonstração de artes marciais na qual as escolas (KWANS) demonstravam as suas habilidades. Numa demonstração, Nam Tae Hi partiu 13 telhas com um soco. Após a demonstração, impressionado, o presidente da South Korean Syngman Rhee deu instruções a Choi Hong Hi para introduzir as artes marciais nas forças armadas coreanas.

Viriam ainda a existir quatro outras KWAN importantes, mais tardias (posteriores à Guerra da Coreia). São consideradas KWAN dependentes, uma vez que todas elas são da linhagem das cinco escolas iniciais:

  • Han Moo Kwan – fundada em Agosto de 1954 por Lee Kyo Yoon na linhagem da Yun Moo Kwan/Jidokwan.

  • Oh Doo Kwan – fundada em 1955 Choi Hong Hi, Nam Tae Hi e Han Cha Kyo na linhagem da Chung Do Kwan.

  • Kang Duk Won – fundada em 1956 por Chul Hee e Hong Jong Pyo na linhagem da Kwon Bop Bu/Chang Moo Kwan.

  • Jung Do Kwan – fundada em 1956 por Lee Yong Woo na linhagem da Chung Do Kwan.

Estas 9 KWANS viriam a unificar-se num único sistema, em meados da década de 1950. O nome Taekwondo foi sugerido por Choi Hong Hi (da Oh Do Kwan) e Duk Sung Son (da Chung Do Kwan), e foi aceite a 11 de Abril de 1955. No início de 1957, a designação Taekwondo foi adotada por vários Mestres de artes marciais coreanas, devido à sua similaridade com a designação Taekkyon. Nesse período, o General Choi Hong Hi exigiu que as forças armadas (polícia, força aérea, etc.) treinassem Taekwondo, logo os primeiros verdadeiros alunos de Taekwondo foram soldados coreanos. Nessa época, o Taekwondo era meramente uma versão coreana do Karaté Shotokan.

Em 1961, a Korean Taekwondo Union derivou da fusão entre a Soo Bakh Do Association e a Tae Soo Do Association. Em 1962, a Korean Amateur Sports Association reconheceu a Korean Taekwondo Union e em 1965 o nome foi alterado para Korean Taekwondo Association (K.T.A.), sendo nessa altura o General Choi o presidente da instituição.

Em 1966, realizou-se uma viagem do General Choi à Coreia do Norte, que causou uma grande desconfiança aos olhos dos sul-coreanos. Tal situação originou a resignação do General Choi da presidência da K.T.A., o que o levou a ir para a América e estabelecer, nesse ano, o I.T.F. (International Taekwondo Federation) como entidade autónoma e que pratica uma forma mais tradicional de Taekwondo, e cuja sede foi estabelecida no Canadá.

Realizaram-se demonstrações por todo o mundo. O desenvolvimento demorou algum tempo, mas a 28 de Maio de 1973 foi fundada a W.T.F. (World Taekwondo Federation), derivando da K.T.A.

Existiram, até agora, várias tentativas de unificação da I.T.F. e do W.T.F., mas nenhuma dessas tentativas teve sucesso. O I.T.F. focou-se nas formas desenvolvidas pelo General Choi, enquanto que a K.T.A. (mais tarde, W.T.F. e actualmente, W.T.) focou-se nas Palgwes. Mais tarde, a W.T.F. abandonou as Palgwes e focou-se nos Taegeuks, ao mesmo tempo que aumentava o foco no combate.

Em 1972, o Mestre Un Yong Kim foi eleito presidente da Kukkiwon, palácio de desportos nacional construído em Seul para treino de estudantes avançados. A Kukkiwon gere e regula todos os Cinturões Pretos nacionais e internacionais, serve de centro de pesquisa para o melhoramento do Taekwondo como desporto científico, e alberga torneios e campeonatos nacionais e internacionais.

Em Maio de 1973, foram realizados os primeiros campeonatos mundiais de Taekwondo, que decorreram na Kukkiwon, com aproximadamente 30 países participantes. Após esses campeonatos, todos os representantes dos países que participaram formaram a W.T.F. (World Taekwondo Federation) em Maio de 1973, e elegeram o Mestre Un Yong Kim como presidente.

Em 1980, a W.T.F. foi reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional (C.O.I.) e o Taekwondo tornou-se um desporto de demonstração nos Jogos Olímpicos de Seoul em 1988. No ano 2000, em Sidney, o Taekwondo fez a sua estreia como desporto olímpico oficial.

Em 2017, a W.T.F. alterou a sua designação para W.T. (World Taekwondo).

O quartel-general da W.T. está localizado em Lausanne, Suíça. A W.T. é o corpo oficial internacional para controlo do Taekwondo e conta, actualmente, com mais de 150 países filiados. A W.T. é atualmente reconhecida pelo C.O.I. (Comité Olímpico Internacional) e pela GAISF - Associação Geral das Federações de Desportos Internacionais.

Em Maio de 1981, com os esforços do Dr. Un Yong Kim, o C.O.I. (Comité Olímpico Internacional) aprovou a inclusão do Taekwondo como modalidade de demonstração nos Jogos Olímpicos de 1988 realizados em Seul, na Coreia. Em 1982, o Dr. Un Yong Kim foi eleito como membro executivo do C.O.I.

O Taekwondo foi introduzido em Portugal em 15 de Outubro de 1974 pela mão do Grão-Mestre Chung Sun Yong, atualmente 9º DAN. A sua introdução teve lugar no Sporting Clube de Portugal, o primeiro DOJANG de Taekwondo a funcionar no nosso país. Em 1978 foram formados os primeiros Cinturões Pretos Portugueses, tendo desde então sido formados em Portugal mais de 500 Cinturões Pretos.

A História 2: Texto
Taekkyon.jpg
A História 2: Imagem
Hwarang.jpg
A História 2: Imagem
Taekkyon 1.jpg
A História 2: Imagem
bottom of page