Cortesia, Integridade, Perseverança, Auto-Domínio, Espírito Indomável
DOJANG
DOJANG é um termo utilizado nas artes marciais coreanas, como o Taekwondo, e refere-se a uma sala formal de treino, exames e outros acontecimentos relacionados com a arte marcial. DO significa “caminho” ou “arte” e JANG significa “lugar”. O que torna o DOJANG o lugar onde se pratica o caminho. A palavra DOJANG é originária do Budismo.
A escola de Taekwondo tem no seu DOJANG o seu local de excelência e é neste que tudo se inicia e onde tudo termina. Assim, existem regras de educação, de higiene e comportamentais que devemos sempre cumprir, sem excepções. Essas regras são as seguintes:
Sempre que entramos ou saímos do DOJANG, devemos fazer a saudação à bandeira e aos Mestres e Instrutores.
Não devemos chegar atrasados, e devemos estar sempre alinhados e vestidos à hora prevista do treino começar.
No início da aula, devemos alinhar no DOJANG segundo a graduação.
Devemos manter sempre as mãos e os pés limpos e as unhas cortadas.
Se não possuirmos DOBOK, não devemos vestir vestuário com acessórios (por exemplo, calças com fecho, etc.).
Devemos pedir autorização para entrar ou sair do treino ao Mestre/Instrutor. Caso este não se encontre no DOJANG, devemos pedir autorização ao aluno mais graduado que esteja presente no momento.
Devemos treinar sempre de DOBOK ou com o equipamento indicado pelo Mestre/Instrutor.
Devemos vestir sempre um DOBOK limpo.
Só devemos usar o DOBOK dentro do DOJANG. Se usarmos o DOBOK na rua, só deverão estar visíveis as calças do DOBOK e nunca se deve ver o cinturão.
O calçado a usar deve ser indicado pelo Mestre/Instrutor. Sempre que possível o treino deverá ser realizado descalço.
Não devemos usar fios, anéis, pulseiras, relógios, brincos ou piercings durante o treino.
Durante a permanência no DOJANG, devemos sempre tratar o Mestre/Instrutor por Sabonim/Kyosanim e não pelo seu nome próprio.
Não é permitido fumar, comer ou beber dentro do DOJANG.
No final do treino, é dever dos alunos de Taekwondo arrumar todo o material colocado à sua disposição ou que esteja à sua responsabilidade.
Não devemos falar, a menos que seja necessário. Durante a explicação de uma determinada técnica por parte do Mestre/Instrutor ou quando este fala sobre determinado assunto, nunca o devemos interromper. Após o final da explicação ou quando ele acabar de falar, devemos pedir autorização para expormos as nossas dúvidas ou questões.
