top of page

CINTURÕES: A ORIGEM

Em volta da cintura, por cima do DOBOK, é utilizado um cinturão (TI em coreano). A cor do cinturão evidencia a graduação de quem o veste. Os cinturões coloridos são utilizados pelos alunos com graduação KUP e os cinturões pretos por graduações DAN.
Resumidamente, a história dos sistemas de graduação e cinturões de KUP/KYU/DAN (KYU é o equivalente japonês do KUP) começa com a invenção do Judo por Jigoro Kano. Antes de Jigoro Kano inventar o Judo, não existia qualquer sistema de graduação KYU/DAN. Kano inventou o sistema quando premiou como “Shodan” 2 dos seus alunos mais antigos (Saito e Tomita) em 1883. Mesmo nessa altura, não existia qualquer diferença visível entre Yudansha (graduações DAN) e Mudansha (aqueles que ainda não tinham obtido graduação DAN). Aparentemente, Kano iniciou o costume de os seus Yudansha colocarem Obis pretos em 1886. Estes Obis não eram os cinturões karatekas e judokas usados nos dias de hoje - Kano ainda não possuía o Judogi (uniforme), e os seus alunos ainda praticavam com Kimono. Eles usavam os Obis brancos com o Kimono formal. Em 1907, Kano introduziu o moderno Gi e o moderno Obi, mas continuava a usar apenas branco e preto.
Antigamente, mesmo os karatekas em Okinawa não usavam qualquer tipo de uniforme especial. O sistema de graduações KYU/DAN, e os modernos Karategi (modificados dos Judogi) foram inicialmente adotados por Funakoshi, numa tentativa de encorajar a aceitação do Karaté pelos japoneses. Ele concedeu a sua primeira graduação “Shodan” no Karaté a Tokuda, Otsuka, Akiba, Shimizu, Hirose, Gima, e Kasuya a 10 de Abril de 1924. A adoção do sistema de KYU/DAN e de um uniforme standard baseado no Judogi foram 2 das 4 condições exigidas pelo Dai-Nippon Butokukai para o reconhecimento do Karaté como uma arte marcial “real”. Se observarmos fotografias do início do Séc. XX de karatecas de Okinawa a treinar, podemos verificar que eles treinavam com as suas roupas do dia-a-dia, ou mesmo até de roupa interior.
A maioria das outras artes marciais que definiram os seus sistemas de graduação e cores de cinturões, incluindo o Taekwondo, adotaram-nos do sistema japonês.
Para avançar de graduação e adquirir um novo cinturão, o aluno realiza periodicamente exames de graduação, em intervalos mínimos definidos de tempo entre graduações, nos quais demonstra o seu conhecimento das técnicas e a sua evolução na arte marcial, perante um painel de juízes ou perante o seu Mestre.

Cinturões: a Origem: Texto
Karate Belt
Cinturões: a Origem: Imagem
bottom of page