POOMSAE TAEGEUK IL JANG

Céu (KEON, Pai) - O primeiro Taegeuk é o começo de todas as Poomsaes. O Trigrama KEON associado representa o YANG (Céu), logo esta Poomsae deve ser realizada com a grandeza do Paraíso. Sendo este o primeiro Taegeuk, as suas técnicas estão associadas ao primeiro conceito do Livro das Transformações, chamado de KEON, que significa o poder criativo, onde as formas materiais não existem. O KEON é agressivo e poderoso, e é representado pelo poder do Céu e da Luz.
“O céu traz a chuva e o sol traz a luz e, juntos, fazem a vida surgir. É a base para tudo”.
A Poomsae Taegeuk IL Jang possui 18 movimentos, e é obrigatória a sua aprendizagem pelo aluno para a obtenção da graduação de 7.º KUP.

Taegeuk IL.png

POOMSAE TAEGEUK I JANG

Lago (TAE, Filha mais Nova) - Nas profundezas do lago existem tesouros e mistérios. Os movimentos deste Taegeuk devem ser realizados sabendo que o homem tem limitações, mas que nós podemos superar essas limitações. Isso deve levar a um sentimento de alegria, sabendo que podemos controlar o nosso futuro. O Trigrama associado é TAE, que significa alegria e representa o crescimento espiritual, sem ser agressivo, apenas sereno. Por isso, as técnicas deste Taegeuk devem ser executadas com leveza e fluidez, sem o sentimento de batalha contra as suas próprias limitações, mas não obstante de superá-las. TAE é simbolizado pela imagem de um lago, que mantém as suas características dentro da natureza, mas sempre representando uma imagem gentil e serena.
A Poomsae Taegeuk I Jang possui 18 movimentos, e é obrigatória a sua aprendizagem pelo aluno para a obtenção da graduação de 6.º KUP.

Taegeuk I.png

POOMSAE TAEGEUK SAM JANG

Fogo (RA, Segunda Filha) – O Fogo contém uma grande quantidade de energia. O Fogo ajudou o homem a sobreviver. No entanto, por outro lado, pode provocar alguns resultados catastróficos. Esta Poomsae deve ser realizada ritmicamente, com algumas explosões de energia. O Trigrama associado é RA, que significa fogo e o sol. O sol causa as chamas, e o homem aprendeu a manejar as chamas para produzir a luz, o calor, entusiasmo e esperança. Portanto, as técnicas deste Taegeuk devem simular as qualidades do fogo – como a energia, os passos e estilos imprevisíveis e a demonstração de uma grande paixão – mas sempre se movimentando, queimando em chamas.
A Poomsae Taegeuk SAM Jang possui 20 movimentos, e é obrigatória a sua aprendizagem pelo aluno para a obtenção da graduação de 5.º KUP.

Taegeuk Sam.png

POOMSAE TAEGEUK SA JANG

Trovão (JIN, Filho mais Velho) - O Trovão vem do Céu e é absorvido pela Terra. O Trovão é uma das mais poderosas forças naturais, andando em círculos e girando. Este Taegeuk deve ser realizado com mente e o Trigrama associado é JIN, o elemento do medo, que em certos momentos, invade nossas vidas e nossos pensamentos. O Taegeuk expressa o medo e o temor no único caminho em que o virtuoso passa por tempestades que atormentam a sua alma. A virtude, portanto, define medo, não como ausência ou falta de coragem, mas o estágio inicial de desenvolvimento do sentimento de coragem.
“O trovão e o relâmpago são elementos causadores do medo. Este princípio sugere que devemos agir calma e bravamente, mesmo frente ao perigo. Após a tempestade, a calmaria surgirá novamente”.
A Poomsae Taegeuk SA Jang possui 20 movimentos, e é obrigatória a sua aprendizagem pelo aluno para a obtenção da graduação de 4.º KUP.

Taegeuk Sa.png

POOMSAE TAEGEUK OH JANG

Vento (SEON, Filha mais Velha) - O Vento é uma força delicada, mas às vezes pode ser furiosa, destruindo tudo no seu caminho. O Taegeuk OH Jang deve ser realizado como o vento: suavemente, mas sabendo que é capaz de destruição em massa com um único movimento. O Trigrama associado é SEON, o quinto dos oito conceitos do grande círculo do Livro das Transformações. O SEON adquire as características do vento: movimentos suaves e poderosos. O vento é o elemento invisível da natureza, mas podemos perceber a sua manifestação, ou seja, não o vemos, mas sentimo-lo. O conceito de SEON representa a suavidade natural, não possuindo más intenções. É exatamente um estado de espírito, assim como o vento.
“Existem tipos de ventos arrasadores, como tufões, tornados e furacões, mas a sua natureza é gentil. A brisa da primavera acaricia as folhas dos arbustos. O vento simboliza uma mente humilde, íntegra... expressa ações gentis repetitivas. As ações seguem gentis e monótonas como as brisas, mas, às vezes, arrasadoras como os furacões”.
A Poomsae Taegeuk OH Jang possui 20 movimentos, e é obrigatória a sua aprendizagem pelo aluno para a obtenção da graduação de 3.º KUP.

Taegeuk Oh.png

POOMSAE TAEGEUK YUK JANG

Água (GAM, Segundo Filho) - A Água pode mover uma montanha. Os movimentos deste Taegeuk devem ser realizados como a Água. Às vezes, parados, como água num lago. Por vezes, prosperando como num rio. O Trigrama associado é GAM que, como a água, fluindo, sem forma, de acordo com a sua natureza, superando todos os obstáculos que estão no seu caminho, apenas obedecendo ao seu sentido de fluidez. É de grande importância para o praticante reconhecer este pensamento como uma forma de autoconfiança, de que sabe das dificuldades que se encontra pela vida, ou na própria prática da arte e que não exista dúvida de que possa superá-las, desde que se mantenham as suas qualidades de integridade e tolerância.
A Poomsae Taegeuk YUK Jang possui 23 movimentos, e é obrigatória a sua aprendizagem pelo aluno para a obtenção da graduação de 2.º KUP.

Taegeuk Yuk.png

POOMSAE TAEGEUK CHIL JANG

Montanha (GAN, Filho mais Novo) – as Montanhas serão sempre admiradas, não importa o tamanho. Este Taegeuk deve ser realizado com a sensação de que todos os movimentos são majestosos. O Trigrama associado é GAN, que significa “chegada ao topo”, o sétimo dos oito conceitos do Livro das Transformações. É representado pela imagem de uma montanha, como um princípio de estabilidade. Esta estabilidade é definida pelo equilíbrio estrutural, cujos resultados se resumem na ambição de tocar os céus, dentro das limitações de um formato estável. O resultado é uma figura notável e majestosa, ou seja, a imagem de uma montanha. A posição do tigre (Bom Sogui), onde a maioria do seu peso é concentrada na perna que está atrás, expressa uma estabilidade peculiar, que também expressa ambição.
“Podemos parar quando quisermos, e poderemos continuar quando precisamos. O homem precisa aprender a ser sólido como a montanha. Não devemos agir de maneira leviana”.
A Poomsae Taegeuk CHIL Jang possui 25 movimentos, e é obrigatória a sua aprendizagem pelo aluno para a obtenção da graduação de 1.º KUP.

Taegeuk Chil.png

POOMSAE TAEGEUK PAL JANG

Terra (GON, Mãe) - O Trigrama associado a este Taegeuk é GON e representa o YIN. O fim do começo é a parte do mal de tudo que é bom. Mesmo na escuridão, ainda há alguma luz. Define-se pela qualidade de ser recetivo. A sua metafísica traduz o significado de YANG, e é simbolizado pela Terra, que providencia a substância que, juntamente com a Luz e a Energia (KEON), produz as formas da vida.
“A terra é a fonte da vida. A vida surge e desenvolve-se nela, extraindo dela uma energia sem fim. É onde o poder criativo do céu está materializado”.
A Poomsae Taegeuk PAL Jang possui 24 movimentos, e é obrigatória a sua aprendizagem pelo aluno para a obtenção da graduação de 1.º DAN.

Taegeuk Pal.png