Cortesia, Integridade, Perseverança, Auto-Domínio, Espírito Indomável
QUEBRAS: KYOKPA
As Quebras, ou KIOKPA, é a disciplina de destruir materiais inanimados como tábuas, gelo ou telhas. É comum em grande parte das artes marciais asiáticas, podendo ser encontradas a ser praticadas nas formas mais antigas do Kung Fu Chinês, por exemplo e nomeadamente pelos monges Shaolin.
As Quebras são uma parte obrigatória dos exames para Cinturão Preto e são populares nas demonstrações de Taekwondo.
Partir um objecto é uma boa forma de praticar a concentração, a potência, o foco, a velocidade e a precisão, sem magoar alguém. É muito importante reconhecer que é necessária uma técnica adequada e dentro dos nossos limites, já que sem isso, podemos facilmente magoarmo-nos, mesmo permanentemente!
Praticar Quebras ajuda a reconhecer que o nosso corpo é uma arma muito ponderosa e forte. Também ajuda o aluno a entender que, durante a prática com um colega, deve-se ter muito cuidado.
Nas demonstrações de Quebras, o objectivo é demonstrar o poder, a velocidade e a técnica. Os objectos mais utilizados são as tábuas de madeira, de espessuras variadas.
Efectuar Quebras é a única forma segura para testar o poder real de qualquer técnica de arte marcial. Existem competições de Quebras em Taekwondo, as quais se dividem em 2 categorias:
Potência de Quebra – a potência de uma Quebra é “medida” pela quebra de múltiplas tábuas acumuladas, normalmente apoiadas em suportes no chão.
Velocidade de Quebra – uma única tábua é segurada levemente e, não obstante a necessária potência, se a tábua não for atingida com velocidade no local exacto, ela não se quebra.
