Poomsaes.jpg

FORMAS: POOMSAES TAEGEUKS E POOMSAES SUPERIORES

As Formas, ou Poomsaes na língua coreana, são uma série de movimentos de defesa e ataque, realizados contra adversários imaginários, numa sequência definida. As Poomsaes dividem-se em Poomsaes Taegeuks (relacionadas com as graduações KUP, de cinturões coloridos) e em Poomsaes Superiores (relacionadas com as graduações DAN, de cinturões Pretos). Através da prática das Formas, os alunos aprendem as aplicações práticas das várias técnicas do Taekwondo. As Formas servem diversos propósitos, ajudando no desenvolvimento e melhoria da coordenação, equilíbrio, timing, controlo da respiração e ritmo, sendo todas estas capacidades essenciais para os alunos de Taekwondo.

As Poomsaes Taegeuk do Taekwondo são paradigmas da arte marcial. Elas contêm os movimentos físicos básicos, mas também o pensamento filosófico do qual a arte foi derivada. A palavra Taegeuk representa o universo. No Livro das Transformações, o universo está dividido em oito combinações posteriores derivadas das principais forças, YIN e YANG. Cada combinação é representada por um símbolo chamado Trigrama, porque contém três linhas. As linhas do Trigrama podem ser contínuas ou não contínuas. O número de possíveis combinações de um Trigrama constituído por três linhas contínuas ou não contínuas é (2³ = 8) Oito.

Assim, os oito princípios universais da Taegeuk representam-se dispostos num círculo, em torno do símbolo do YIN e YANG, de modo a que pares opostos estão em frente um ao outro. Isto representa a relação que os Trigramas têm um pelo outro, não opostos, mas sim "polaridades interdependentes" que compõem o universo:

• KEON é o primeiro Trigrama e representa as forças criativas, Céu e Luz.

• TAE representa o conceito de Alegria, muitas vezes associado a um Lago.

• RA é o símbolo do Fogo e Clareza.

• JIN é simbolizado pelo Trovão Despertando.

• SEON significa o Gentil, mas Vento Forte.

• GAM representa a Água Corrente.

• GAN significa Teimosia e de Montanha.

• GON significa Terra Receptiva.

Todos juntos, estes conceitos e símbolos representam o equilíbrio de toda a natureza. No treino do Taekwondo, bem como na vida de todos nós, esperamos encontrar o equilíbrio. As Poomsaes Taegeuks carregam consigo, não só os movimentos físicos, mas também o significado do Taekwondo.

Na execução das Poomsaes Taegeuks, existem quatro elementos que são considerados:

• O primeiro elemento é a Direção e é, simplesmente, a direção que o aluno enfrenta.

• O segundo elemento é o Diagrama, o padrão que o aluno segue no chão durante a execução da Poomsae.

• A Postura refere-se ao posicionamento dos pés e do corpo.

• A Técnica refere-se à execução das defesas (Maki), dos ataques (Chirugui, Chigui e Chagui) e das posições (Sogui).

Não só é necessário para o aluno memorizar a Direção correta, o Diagrama, a Postura e a Técnica, mas também para mostrá-los com equilíbrio e poder, num ritmo consistente. Isso leva horas de prática e pode ser um desafio de vida do Taekwondo.

Formas: Poomsaes: Texto
Trigramas 1.png