Cortesia, Integridade, Perseverança, Auto-Domínio, Espírito Indomável
O QUE É O TAEKWONDO
O Taekwondo é uma arte marcial, de origem coreana. Do ponto de vista teórico, existem múltiplas interpretações da designação Taekwondo. Por vezes, é descrito como “O caminho dos pés e das mãos”, o que resulta traduzindo literalmente cada uma das partes da palavra Taekwondo:
TAE significa um sistema de técnicas de pernas.
KWON significa um sistema de técnicas de mãos.
DO é a arte em si, o caminho ou o método. A arte de experimentar as exigências do caminho de treino, procurar o ser superior através do conhecimento, do desenvolvimento físico e mental.
Analisando o significado colectivo da palavra, o Taekwondo deve entender-se como um sistema ou método de combate sem armas, para defesa pessoal. O Taekwondo é mais do que uma arte de ação, tendo originariamente constituído um método de defesa que contribuía para a sobrevivência humana. É ainda uma atividade que traz harmonia e serenidade ao ser humano, tendo basicamente todas as suas ações sido desenvolvidas pelo instinto humano para defesa pessoal. Numa perspectiva filosófica, o praticante consegue obter o mais alto nível de união entre o corpo, a mente e o espírito. O verdadeiro vencedor é aquele que se consegue conquistar a si próprio.
O Taekwondo é conhecido pelos seus pontapés altos e técnicas de mãos rápidas, o que o distingue de outras artes marciais e desportos de combate. A World Taekwondo (W.T.) acredita que devido ao facto de as pernas serem o membro mais comprido e mais forte que o artista marcial possui, os pontapés têm um grande potencial de execução de técnicas com enorme potência.
O Taekwondo, enquanto arte marcial integra, actualmente, 4 disciplinas que são:
As Formas – Poomsaes.
O Combate – Kyorugui.
A Defesa Pessoal – Hoshinsul.
As Quebras – Kyokpa.
Mais recentemente, o Taekwondo desenvolveu também uma vertente desportiva, e que assenta na prática de competições desportivas de Taekwondo que podem assumir duas formas: “Competição de Combates” e “Competição de Poomsaes”. Estas duas formas de competição foram especialmente desenvolvidas de forma a ser possível promover competições desportivas de Taekwondo, sob a forma de espetáculo.
Durante a prática do Taekwondo, é expectável que sejam ultrapassadas muitas barreiras, ao longo do tempo. Numa primeira fase, conquistaremos o nosso corpo através do seu treino, atingindo performances até então impossíveis. Regra geral, com a prática do Taekwondo, pretende-se que o aluno adquira e desenvolva as seguintes competências, de modo a atingir os seguintes objectivos:
Conhecer a história do Taekwondo.
Desenvolver competências no Taekwondo, como um desporto e como uma arte, nas quatro disciplinas que o constituem.
Atingir condição física através de participação positiva, incluindo a realização de trabalho físico aeróbico e anaeróbico, como alongamentos e flexibilidade, técnicas de relaxamento, meditação e controlo da respiração.
Resumidamente, podemos definir o Taekwondo das seguintes formas:
Do ponto de vista técnico, podemos definir o Taekwondo como uma arte marcial coreana de defesa pessoal e um moderno desporto de combate, praticado em mais de 160 países em todo o mundo. Uma das suas principais caraterísticas são os seus pontapés rápidos, altos e rotativos.
Do ponto de vista genérico, podemos definir o Taekwondo como uma arte marcial, popular para pessoas de ambos os sexos e de todas as idades. Do ponto de vista físico, o Taekwondo desenvolve a força, velocidade, equilíbrio, flexibilidade e resistência.
