top of page

OS 5 PRINCÍPIOS DO TAEKWONDO

O Taekwondo rege-se por 5 princípios fundamentais, que devem ser a base para todos os alunos, os quais devem rigorosamente conhecer, cumprir e viver cada um deles:

  •  Cortesia (YE LOO) – ser educado e ter consideração pelos outros. Mostrar cortesia a todas as pessoas, respeitando-as, sabendo comportar-se de forma adequada em todas as situações, dentro ou fora do DOJANG. Ser cortês é um dos objetivos máximos da prática do Taekwondo. Compreender e perceber o significado da ética para com os outros em todas as suas dimensões (profissionais, desportivas, sociais, etc.) é, sem dúvida, um factor marcante para quem pratica esta modalidade. Através do desenvolvimento pessoal em temas como o respeito, a educação e a simpatia, tornar-nos-emos melhores pessoas, e certamente iremos ser um fator de mudança no mundo à nossa volta.

  •  Integridade (YOM CHEE) – a Integridade descreve como devemos interagir com os outros. Ser honesto e justo, ganhar respeito e confiança. Não apenas conseguir determinar o que está certo ou errado, mas também ter a consciência de que se errou e a possuir a integridade para fazer o correto. É assumir as nossas falhas como nossos erros e trabalhar para que estes não voltem a acontecer. É não mentir. É expressar a nossa opinião, mesmo que esta não esteja de acordo com a maioria. É nunca devemos abdicar dos nossos princípios em função de outros interesses.

  •  Perseverança (IN NAE) – está relacionado com a nossa conduta interna. As mudanças permitem-nos melhorar e não devem ser evitadas. Apenas quem é perseverante uma e outra vez consegue atingir o resultado esperado. Ser possuidor de uma enorme força de vontade é, sem dúvida, uma característica e uma grande fonte de energia que o praticante de Taekwondo deve ter. Ultrapassar com sucesso os diferentes desafios que a vida nos apresenta, e atingir os nossos objectivos pessoais e da equipa a que pertencemos, requer muita determinação e muita perseverança.

  •  Auto-Domínio (GEUK GEE) – ter controlo sobre o nosso corpo e a nossa mente. O aluno de Taekwondo deve praticar o controlo das suas ações e reações. Não significa ter controlo apenas sobre os seus atos físicos, mas também sobre os seus pensamentos e ações. O domínio que uma pessoa possui sobre os seus actos, bem como a consciência que detém de si mesmo, fazem dessa pessoa alguém que vive em sociedade. Saber estar, saber colocar-se no “lugar do outro”, é sem dúvida uma prova de autodomínio. Os nossos actos devem sempre ser ponderados e devemos procurar manter a calma nos momentos mais difíceis.

  •  Espírito Indomável (BAEKJUL BOOLGOOL) – ser corajoso frente às adversidades. O aluno de Taekwondo nunca deve ser dominado por outros nem permitir que outros quebrem o seu espírito. Ter a coragem de se levantar e lutar por aquilo em que acredita, não importa o que seja, e dar sempre o máximo em tudo aquilo que se faça. Sempre que atingimos um objectivo devemos ficar orgulhosos por aquilo que fizemos e devemos usar essa energia para recomeçar o caminho na busca de outro objectivo. Devemos sempre querer mais. Saber mais! Fazer mais! Competir mais! Evoluir mais! Com os novos conhecimentos adquiridos iremos ultrapassar dificuldades maiores, iremos estar preparados para novos desafios e, certamente, alcançaremos novos resultados.

O Taekwondo assume o compromisso com os 5 Princípios acima descritos através de vários pontos-chave, que são:

  • Respeitar os Instrutores e os mais antigos – o aluno deve respeitar os seus Instrutores e as pessoas mais antigas que eles (seja em idade ou em graduação). O Instrutor deve também agir respeitosamente com todos os alunos e outras pessoas, de forma a ser respeitado.

  • Nunca fazer mau uso do Taekwondo – o aluno nunca deve utilizar o Taekwondo para magoar outras pessoas, nem para seu proveito pessoal ou de qualquer outra forma que seja injusta (particularmente importante em qualquer arte marcial, não apenas o Taekwondo, uma vez que um artista marcial treinado pode facilmente matar uma pessoa em combate sem armas).

  • Ser um campeão da liberdade e da justiça – pode aplicar-se em vários aspectos da nossa vida, e até mesmo que alguém possa pensar que se tenha que fazer algo extraordinário para atingi-lo, a verdade é que pode ser cumprido até pelas mais pequenas coisas do nosso dia-a-dia. Se mantivermos uma mente aberta para entender outras ideologias, ou vermos a forma como os outros vivem as suas vidas em vez de os julgar rapidamente, então talvez o mundo possa ser um lugar mais tolerante, compreensivo e melhor. Devemos permitir que as pessoas tenham a liberdade que merecem. Aceitar as crenças de cada um é tornar o mundo mais justo e, por consequência, ser um campeão da justiça. Os conflitos podem surgir devido a informações incorretas. Devemos entender a história completa e conhecer todos os factos para fazermos um juízo adequado.

  • Construir um mundo mais pacífico – também se pode atingir este objectivo no nosso dia-a-dia, vivendo de forma pacífica. Se todos o fizermos, o mundo tornar-se-á um lugar mais pacífico. No entanto, isso não significa que o aluno não se possa defender de agressões contra si próprio, uma vez que isso contraria o propósito do Taekwondo, uma arte de defesa pessoal.​

Os 5 Princípios 2: Texto
5 Principios.jpg
Os 5 Princípios 2: Imagem
bottom of page